Tecnologia do Blogger.

MENU

Outros (4) Relatórios (11)
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sequência didática sobre o filme “Narradores de Javé” X Letramento
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Conteúdo
 Letramento 
Objetivos
- Ampliar o repertório literário.
- Identificar características do filme Narradores de Javé com os conceitos de letramento.
- Comparar sobre um mesmo aspecto com a intenção de perceber semelhanças e diferenças na descrição de suas características.

Estratégias
- Leitura.
-
análise do filme “Narradores de Javé”.

ANO - Cursistas do gestar II
Tempo estimado

01 encontro 04 horas. 

Material necessário e recursos didáticos
  • Filme “Narradores de Javé”.
  • Vários textos com conceitos de autores diferentes  sobre  “Letramento”.
  • Data show;
  • Caixas de som;
  • Xerox;
  • Quadro negro e giz;
  • Chamex
  • Pincel atônico;


Desenvolvimento 

1ª etapa
Pergunte aos cursistas  se eles sabem o que é letramento. Faça uma lista do que eles conhecem sobre letramento e organize-se para ler, nas rodas, as selecionadas.

2ª etapa
A cada conceito, faça com os cursistas um levantamento de alguns aspectos que devem ser analisados. É importante que os cursistas  possam estabelecer critérios de comparação. Para isso, desenhe uma tabela com cinco colunas. Como no modelo abaixo.

3ª etapa
Após cada leitura, encaminhe conversas para que todos possam expressar seus pontos de vista sobre o que é letramento
4ª etapa
Analise com a turma as características dos conceitos de letramento e  os recursos lingüísticos utilizados pelos autores para descrevê-los.

5ª etapa
Promova discussões em que os cursistas  possam expressar sua opinião. Inicie a discussão com as perguntas: " Proposta de análise do filme “Narradores de Javé”   
·         O que significa fazer o “papel de escriba”?
·         Qual o papel do escriba naquela comunidade? E na nossa comunidade?
·         Analise os traços de oralidade daquela comunidade. E na nossa comunidade como é?
·         Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.e  na nossa comunidade escolar como nossos alunos faz o processo de construção da escrita?
·         Qual a relação entre oralidade e escrita?
·         Analise as práticas de letramento daquela comunidade. E na nossa comunidade como é?
·         Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme? E na nossa realidade também é assim?
·         Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba.
·         Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
" É importante que os estudantes possam debater opiniões com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, você deve sempre promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descrições dos autores  que estudamos sobre letramento e o filme Narradores de Javé.
Avaliação
Observe a reflexão coletiva sobre as características do Filme Narradores de Javé e o conteúdo sobre Letramento, os comentários sobre as estruturas lingüísticas e o léxico, além da comparação de diferentes conceitos (sobre um mesmo tema).
Conteúdo
Processos
Análise
Oralidade
escrita
Letramento




Filme “Narradores de Javé”






0 comentários:

About Me

Minha foto
Gestar II - Turvelândia/GO
Sou a professora Albertina, casada, tenho um esposo maravilhoso e um filho adolescente encantador,sou feliz gosto do que faço.
Ver meu perfil completo

SEGUIDORES

PUBLICIDADE